07 março 2013

Quatro pontos de atenção na meditação

O caminho para a iluminação espiritual e para o despertar nunca é fácil, mas a meditação funciona como um atalho importante para este caminho. Você só precisa de praticá-la e logo que tenha conquistado esta habilidade, você poderá desfrutar de sua recompensa, tanto quanto desejar.
Existem basicamente quatro aspectos que você observa e corrige frequentemente durante a meditação, a fim de melhorar a sua prática.
Localização: Certifique-se de que escolheu um local tranquilo, silencioso e bem ventilado, onde ninguém ande em torno de você. Desta forma, não será perturbado por pessoas, igualmente não se esqueça de desligar o telefone.
Postura: Você precisa sentar-se em uma postura confortável para que as suas costas fiquem em linha reta. É sempre recomendável ficar sentado em uma postura tradicional de pernas cruzadas, ou qualquer outra postura relacionada, em que seu corpo se sente confortável. Tente manter a cabeça reta para que não adormeça durante a meditação.
Respiração: Respire de uma forma mais natural em vez de a manipular. Observe as suas respirações de perto para que se possa manter concentrado o tempo todo. Sinta o ar entrando e saindo através de seu corpo.
Mente: Sua mente pode ficar vagueando durante a meditação, mas a sua função é trazê-la de volta logo que você se aperceba disso. Você também pode sentir que a meditação está tornando sua mente ocupada, mas a idéia é que tome plena consciência de quão ocupada sua mente realmente está. Igualmente estará muito tentado a perseguir diferentes pensamentos em sua mente, mas em vez de resistir ou lutar com eles, você precisa deixá-los passar suavemente. Reconheça a presença de pensamentos e liberte-se deles. Repita este procedimento sempre que a sua mente vagar, porque se você continuar a perseguir os seus pensamentos, isso se tornará parte de um hábito que será difícil de quebrar.
Ao fazer isso, será capaz de entrar no caminho da sabedoria que irá ajudá-lo a tirar prazer de cada pequeno momento de sua vida ao enfrentar a verdade.

Fonte: Serenamente

Abreijos de Borboleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário